Alerta para fortes temporais no Sudeste do Brasil
Segundo Inmet, os temporais devem atingir o litoral norte e a região metropolitana de SP, sul e Zona da Mata de MG e sul do ES
Meteorologistas explicam que os grandes volumes de chuva esperados para os próximos dias no Sudeste do Brasil são resultado da combinação do calor registrado nos dias anteriores com a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país. De acordo com especialistas, a condição de tempo instável deve se estender ao longo do fim de semana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas intensas devem atingir principalmente o litoral norte e a região metropolitana de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden) alerta para a possibilidade muito alta de alagamentos e deslizamentos de terra nessas áreas, especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde podem ser registrados volumes superiores a 200 milímetros de chuva.
Alertas para fortes chuvas
O Inmet emitiu alertas para as fortes chuvas que devem ocorrer no Sudeste a partir desta sexta-feira, 22. A Região Metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e todo o estado do Rio de Janeiro estão sob aviso de grande perigo. Nessas áreas, é esperado um volume diário superior a 100 milímetros de chuva e ventos com velocidade de até 100 km/h. Os alertas se estendem até domingo.
Segundo reportagem do G1, os meteorologistas explicam que os grandes volumes de chuva esperados são consequência direta do calor registrado nos dias anteriores. Esse choque entre a frente fria e a atmosfera aquecida contribui para a ocorrência de fortes temporais.
A condição pré-frontal é caracterizada por um dia ainda quente, que passa a ter nuvens carregadas à medida que a frente fria se aproxima. Após essa condição pré-frontal, com o avanço da frente fria, espera-se um tempo mais instável e chuva persistente.
Rio de Janeiro
No caso do estado do Rio de Janeiro, o Cemaden alerta que a situação pode ser ainda mais preocupante, já que a frente fria deve se deslocar lentamente sobre o estado entre sexta-feira e sábado. Há previsão de chuva em todas as regiões fluminenses, com possibilidade de registrar mais de 200 milímetros de chuva no sábado, o que pode causar danos significativos.
As áreas mais afetadas devem ser a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Região Serrana e o norte fluminense. Além disso, há alto risco de deslizamentos de terra nessas regiões, bem como na Zona da Mata em Minas Gerais.
Tempestades nos estados
Para São Paulo, são esperados acumulados médios de chuva entre 100mm e 150mm, podendo chegar a 200mm pontualmente na Baixada Santista e Litoral Norte. Já no Rio de Janeiro, os acumulados podem ser extremamente elevados, superando o volume médio de chuva para todo o mês de março em apenas 24 a 48 horas. Em algumas áreas, como a Baixada Fluminense e a região serrana, os acumulados podem chegar a 300 a 500 mm, ultrapassando esses valores pontualmente.
No Sul do Brasil, a frente fria já está afastada da região, portanto, não são esperadas grandes chuvas, mas ainda há previsão de ventos moderados a fortes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)