Alerta para fortes chuvas em quase todo o país
Segundo o Inmet, 24 estados e o Distrito Federal estão sob para chuvas intensas, o que representa mais de 70% do território nacional
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas para quase todo o país neste fim de semana. Segundo o órgão, 24 estados e o Distrito Federal estão sob alerta, o que representa mais de 70% do território nacional.
As regiões mais afetadas deverão ser o litoral de Santa Catarina, centro-sul do Ceará, centro do Piauí, oeste da Paraíba e noroeste de Pernambuco. Além disso, grande parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás também estão na rota das chuvas intensas. O alerta começou nesta sexta-feira, 12, e vai até o fim da manhã de sábado, 13.
Nessas regiões de maior perigo, são esperados volumes acumulados de chuvas entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos que podem chegar a até 100 km/h. O Inmet alertou para os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Região Sul
A previsão para a Grande Florianópolis, Norte e Sul Catarinense e Vale do Itajaí é de chuvas intensas até a manhã deste sábado.
Além disso, o alerta do Inmet para perigo de ventos costeiros na região da Grande Florianópolis se estende até terça-feira, 16.
Região Norte
Na região Norte do país, a chance de chuva forte se concentra no Amapá e no Pará, incluindo suas capitais.
As chuvas intensas também devem atingir o Norte Amazonense e Piauiense, podendo ocorrer a qualquer hora, de acordo com o alerta emitido pelo Inmet, válido até a manhã deste sábado.
Nordeste
No Nordeste, o Sul Cearense e o Sudeste Piauiense estão em alerta de perigo até sábado. A especialista em meteorologia da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki, destaca que as chuvas serão frequentes e volumosas, especialmente no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Há risco de inundações e transbordamentos. Já nas regiões leste da Paraíba e de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e leste da Bahia, a quantidade de água esperada é menor, mas a situação é crítica devido ao solo encharcado.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste do país, o Leste do Mato Grosso do Sul e o Centro Goiano estão sob alerta de perigo de chuvas intensas até amanhã.
De acordo com Sassaki, há risco de temporais isolados e de curta duração nessas regiões, mas que podem ser volumosos devido a um fluxo de umidade vindo do Norte.
Sudeste
Já no Sudeste do país, as chances de chuvas aumentam na capital paulista no domingo, 14, segundo a especialista em meteorologia da Tempo Ok.
Devido à circulação de ventos úmidos do mar, a formação de nuvens aumenta no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com possibilidade de chuva nas áreas litorâneas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)