Alerta máximo no Nordeste: Chuvas intensas ameaçam região
Alertas meteorológicos intensificam no Nordeste, trazendo riscos de alagamentos e deslizamentos. Saiba como se preparar e o que esperar
Regiões do Nordeste brasileiro enfrentam sérios riscos devido a intensas chuvas previstas para os próximos dias, com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertando para possíveis alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios. A situação exige atenção e preparo das comunidades afetadas.
Quais são as áreas mais afetadas pelos alertas de chuva?
O alerta de perigo do Inmet, que se estende até próxima quarta-feira, abrange a faixa litorânea de estados como Sergipe, Alagoas (Maceió) e parte de Pernambuco, incluindo áreas metropolitanas densamente povoadas como Aracaju, Maceió e Recife. Além disso, um segundo alerta, de perigo potencial, cobre desde a Bahia até o limite entre a Paraíba e Rio Grande do Norte.
O que esperar das chuvas nos próximos dias?
Os volumes de chuva podem ser extremamente altos, com acumulados que podem atingir 100 milímetros, sobretudo na faixa litorânea. A previsão adverte para chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em outras áreas, quantidades suficientes para causar perturbações significativas.
Como se preparar para as chuvas e possíveis inundações?
- Evitar saídas durante o pior do tempo.
- Observar constantemente mudanças nas encostas próximas.
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestade severa.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também emitiu um alerta, destacando a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na região metropolitana do Recife já a partir de hoje. A recomendação é para que os cidadãos protejam seus pertences valiosos, tais como documentos, em sacos plásticos para evitar danos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)