Alerta de temporais no Rio Grande do Sul
O governo estadual do Rio Grande do Sul emitiu um alerta que o estado enfrentará temporais ao longo desta semana. Segundo as autoridades, ventos com velocidades superiores a 70 quilômetros por hora são esperados para esta terça-feira, 16...
O governo estadual do Rio Grande do Sul emitiu um alerta que o estado enfrentará temporais ao longo desta semana. Segundo as autoridades, ventos com velocidades superiores a 70 quilômetros por hora são esperados para esta terça-feira, 16, nas regiões da Campanha, sul, sudeste, centro, região metropolitana de Porto Alegre e litoral.
Há também previsão de chuvas intensas, raios, mar agitado, risco de ressaca e até mesmo queda de granizo, devido a uma frente fria proveniente do oceano. Vale ressaltar que o alerta também abrange áreas de Santa Catarina.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade climática tende a diminuir a partir da quinta-feira, 18, quando o sistema de baixa pressão atmosférica se deslocará para o mar. No entanto, ainda é esperado tempo instável em Santa Catarina e Paraná, principalmente nas regiões leste e norte desses estados.
Quais as orientações da Defesa Civil?
A Defesa Civil orienta a população a verificar as condições dos telhados para possíveis reparos. Durante as chuvas, é recomendado buscar abrigo em locais seguros, desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e garantir o fechamento adequado de portas e janelas.
Queda de energia no Rio Grande do Sul
Além dos danos causados pelas chuvas intensas, no domingo, 14, o estado do Rio Grande do Sul enfrentou uma queda de energia generalizada. Segundo a RGE, uma das concessionárias de energia que atuam no estado, cerca de 160 mil usuários ficaram sem luz durante o pico do temporal.
Até a tarde desta segunda-feira, 15, o fornecimento de energia havia sido restabelecido para 135 mil clientes, porém 25 mil ainda permaneciam sem energia.
As áreas mais afetadas pela falta de energia são a região metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Serra. A RGE informou que a interrupção no serviço ocorreu devido à queda de galhos, árvores e objetos na rede elétrica, causada pelos fortes ventos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)