Aeroporto de Porto Alegre segue sem previsão para reabrir
Os pousos e decolagens foram suspensos na sexta-feira, 3, em função dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul
A Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, afirmou nesta segunda-feira, 6, não haver previsão para a retomada das operações.
Os pousos e decolagens foram suspensos na sexta-feira, 3, em função dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde 29 de abril.
“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, afirmou a concessionária.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas.
Alerta vermelho para tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta segunda-feira, 6, para a previsão de tempestades em áreas do Rio Grande do Sul. O estado tem enfrentado fortes temporais desde a semana passada, e o aviso de grande perigo é válido até terça-feira, 7.
Segundo o comunicado do Inmet, há a previsão de um volume total de chuva que pode superar os 100 milímetros em 24 horas, acompanhado por ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. Além disso, existe um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O alerta abrange os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. É importante que os moradores dessas regiões estejam atentos e tomem as precauções necessárias para garantir sua segurança.
Calamidade no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul deixaram 83 mortos confirmados até o momento, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil no início da tarde desta segunda-feira, 6. Além disso, há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridos.
Até o momento, o governo do estado registrou 364 municípios afetados, 129.279 desalojados e 20.070 pessoas em abrigos.
Ao menos quatro óbitos estão em investigação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)