Advogado pede afastamento de Ana Basílio da vice-presidência da OAB do Rio
Chegou à Justiça Federal no Rio de Janeiro um pedido de afastamento da advogada Ana Basílio da vice-presidência da OAB-RJ...
Chegou à Justiça Federal no Rio de Janeiro um pedido de afastamento da advogada Ana Basílio da vice-presidência da OAB-RJ.
Basílio é acusada de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência num esquema que, segundo o MPF, desviou mais de R$ 150 milhões da Fecomércio-RJ. As acusações fazem parte da Operação E$quema S, deflagrada com base na delação premiada de Orlando Diniz, ex-presidente da entidade.
No pedido de afastamento, o advogado Sérgio Antunes Lima Júnior afirma que os fatos são “gravíssimos” e que a advogada deve ser afastada do cargo da OAB por ter usado das prerrogativas da advocacia para se proteger de acusações.
“Fato é que falta a idoneidade, moral e ética, além da quebra do compromisso assumido quando da posse em sua função exigidas para o exercício do cargo de dirigente (vice-presidente) da Ordem dos Advogados do Brasil, enquanto perdurar a ação penal, ou qualquer outra medida que venha a sustar seu andamento”, diz o advogado.
A petição foi endereçada ao juiz Marcelo Bretas, responsável pela ação da E$quema S.
Em nota, o escritório da advogada Ana Basílio informou que trabalhou para a Fecomércio-RJ “em mais de 50 processos” entre 2013 e 2017. “Todo o trabalho está documentado e pode ser comprovado”, diz a nota.
Leia:
“O escritório Basilio Advogados atuou de 2013 a 2017 em mais de 50 processos da Fecomércio-RJ nas Justiças Estadual e Federal. Trata-se de escritório com numerosas premiações nacionais e internacionais pela excelência. Todo o trabalho está documentado e pode ser comprovado em auditoria externa realizada. O escritório confia na Justiça e está à disposição para esclarecimentos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)