Acidente Aéreo em Vinhedo: Gritos e dúvida de copiloto sobre ‘potência’ do motor foram gravados pela caixa-preta
As transcrições das duas horas de gravação foram realizadas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea.
De acordo com o Cenipa, a caixa-preta do avião envolvido no acidente aéreo de Vinhedo na última 6°feira, 09, gravou conversas do co-piloto questionado sobre a “potência” dos motores da aeronave e também gritos dentro da cabine momentos antes da queda. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional.
O trágico acidente envolvendo a aeronave operada pela Voepass, antiga Passaredo, resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo os quatro tripulantes.
As transcrições das duas horas de gravação foram realizadas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea.
Segundo os investigadores, uma análise preliminar aponta que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina, mas somente o áudio da cabine não é suficiente para determinar a causa do acidente.
Conversas na cabine revelam momentos de tensão
A transcrição do áudio da caixa-preta revela que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva, ao perceber a perda de sustentação, questionou o ocorrido e insistiu na necessidade de “dar potência” na tentativa de estabilizar a aeronave. Infelizmente, essa ação não foi suficiente para evitar a tragédia.
Entre a constatação da perda de altitude e o impacto, passaram-se aproximadamente um minuto.
Durante esse tempo, a gravação mostra os esforços da tripulação para reagir. O áudio termina de forma dramática, com gritos e o estrondo do avião se chocando contra o solo.
Causa do acidente aéreo em Vinhedo
Apesar das dificuldades na decifrar os diálogos devido ao barulho das hélices próximas à cabine, os investigadores do Cenipa não identificaram alertas característicos de falhas, como fogo, falha elétrica ou pane no motor.
A causa exata do acidente ainda permanece em investigação, dependendo da análise combinada de todas as informações coletadas das caixas-pretas, são duas.
O relatório preliminar sobre o acidente está previsto para ser concluído em 30 dias. Até lá, os investigadores esperam esclarecer o contexto da tragédia, que ainda é considerado nebuloso.
Engenheiros internacionais contribuem na apuração
Engenheiros das empresas francesa ATR, fabricante do avião, e canadense Pratt & Whitney, fabricante do motor, estiveram na sede do Cenipa, em Brasília, para colaborar nas investigações.
Representantes da BEA e da TSB, órgãos de segurança de voos da França e Canadá, também participam dos trabalhos.
A participação desses especialistas estrangeiros é parte de acordos internacionais de cooperação, que são ativados sempre que ocorre um acidente aéreo similar a este.
Especialistas comentam fatores do acidente aéreo em Vinhedo
Especialistas inicialmente descartaram que a formação de gelo, isoladamente, fosse a causa do desastre com a aeronave da Voepass.
No entanto, o relatório final deverá considerar todas as possibilidades e combinações de fatores que levaram à tragédia.
Os investigadores continuam a trabalhar intensamente para fornecer respostas às famílias das vítimas e entender os mecanismos que falharam naquele voo fatal, contribuindo para a segurança da aviação no futuro.
Principais pontos da investigação até agora
- Avião perdeu altitude de forma repentina.
- Áudio da caixa-preta não determinou causa exata.
- Tripulação tentou reagir sem sucesso.
- Contribuição de engenheiros internacionais na apuração.
- Relatório preliminar esperado em 30 dias
Próximos passos da investigação acidente aéreo em Vinhedo
- Concluir a análise das caixas-pretas.
- Elaborar o relatório preliminar em 30 dias.
- Considerar todas as variáveis e fatores contribuintes.
- Colaborar com especialistas internacionais para maior precisão.
- Divulgar resultados para autoridades e famílias das vítimas.
Com a união de esforços de várias entidades e especialistas, a investigação prossegue na busca por respostas claras e definitivas sobre a causa exata do acidente, visando aperfeiçoar os padrões de segurança e evitar novas tragédias aéreas.
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