“Acho insólito”, diz Moro sobre denúncia contra Bolsonaro por genocídio
Sergio Moro disse hoje considerar "muito improvável" que o Tribunal Penal Internacional venha a processar ou condenar Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade, pela condução da política nacional de combate à Covid-19...
Sergio Moro disse hoje considerar “muito improvável” que o Tribunal Penal Internacional venha a processar ou condenar Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade, pela condução da política nacional de combate à Covid-19.
“Prefiro não dar opiniões sobre condutas do presidente da República. Independente do mérito, acho que é uma hipótese um pouco insólita, o julgamento pelo Tribunal Penal Internacional nessas circunstâncias. Acho muito improvável pelo que se conhece do Tribunal Penal Internacional e do histórico. Seria algo realmente muito novo”, disse, em entrevista ao Jota.
Ele afirmou que o governo federal tem falhado nas medidas de distanciamento social, mas considera que isso não justifica uma denúncia no TPI — os casos mais notórios do tribunal são denúncias contra tiranos que cometem genocídio contra populações locais.
“Nisso [políticas de distanciamento social], realmente o governo federal, como coordenador, não tem feito isso, tem prejudicado. Mas isso a caracterizar crime a ser submetido ao TPI acho insólito”, afirmou.
No mês passado, o TPI decidiu analisar uma denúncia feita pelo PDT contra Jair Bolsonaro pela postura no enfrentamento da pandemia. O presidente também foi acusado no ano passado por suposta ameaça à sobrevivência de povos indígenas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)