A revolução da Ford Ranger 2024
Descubra a nova Ford Ranger 2024, sua motorização V6 turbodiesel, capacidade de carga e equipamentos de ponta
A nova geração da Ford Ranger estreou no Brasil no primeiro semestre de 2024, já estabelecendo um novo patamar entre as picapes médias à venda no país. Mesmo renovada com tecnologias inéditas na categoria e um novo motor V6 turbodiesel, a Ranger manteve preços bastante competitivos perante a concorrência.
A nova Ranger é fabricada na Argentina a partir de um novo chassi 30% mais resistente e com bitolas mais largas que o da geração anterior. As versões equipadas com o motor V6 são dotadas de freios a disco nas rodas traseiras em vez do sistema a tambores das configurações movidas pelo 2.0 turbodiesel.
Motorizações da nova Ford Ranger
As versões XL e XLS levam sob o capô o motor Panther 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que também equipa a van Transit. Esse motor gera 170 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual (XL) ou automático (XLS), ambos de seis marchas.
As versões da Ford Ranger equipadas com esse motor são dotadas de tração 4×4 com reduzida, mas a configuração XLS automática possui a opção de tração apenas traseira. Já as versões XLT e Limited são movidas pelo poderoso 3.0 V6 turbodiesel, que entrega 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,1 kgfm de torque entre 1.250 e 2.250 rpm.
Capacidades e configurações
Independentemente da versão, a nova Ford Ranger, por ora, é vendida somente em configuração de cabine dupla e caçamba com 1.250 litros de volume. A capacidade de carga varia entre 1.023 kg (Limited V6) e 1.084 kg (XLS V6), dependendo da versão.
- XL 2.0 turbodiesel 4×4 manual: 199.972
- XLS 2.0 turbodiesel 4×2 automática: 204.013
- XLS 2.0 turbodiesel 4×4 automática: 226.039
- XLS 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: 250.835
- XLT 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: 262.685
Quais são os principais equipamentos da nova Ranger?
Desde a versão de entrada XL manual, voltada ao trabalho, a nova Ford Ranger é equipada de série com seis airbags, controles de estabilidade, tração e de velocidade em descida. Além disso, possui painel digital de 8 polegadas e central multimídia SYNC 4 de 10”.
- Rodas de liga leve aro 17” (XLS automática)
- Faróis de LED com luzes de rodagem diurna (XLS automática)
- Airbag para os joelhos do motorista (XLT V6)
- Sensor de chuva e carregador de celular por indução (XLT V6)
Versão esportiva
Para incrementar a gama da nova Ford Ranger, a picape também está disponível na versão Raptor. Importada da Tailândia, a Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, com inspiração nos veículos de corrida no deserto. A Raptor é movida pelo motor Nano 3.0 V6 biturbo a gasolina de 397 cv de potência a 5.650 rpm e 59,4 kgfm de torque a 3.500 rpm.
Impacto da nova Ford Ranger no Brasil
A Ford Ranger se tornou uma referência no segmento, sendo ideal para quem deseja uma picape média moderna, repleta de tecnologias e com dirigibilidade acima da média. Todas as versões a diesel são bem equipadas, mas a topo de linha Limited é a única dotada das assistências de condução.
A Raptor também conta com um pacote completo de equipamentos, mas seu desempenho elevado consome mais combustível, impactando a capacidade de carga. Portanto, enquanto as versões a diesel são recomendadas para usos tradicionais de picape, a Raptor se destaca por seu caráter esportivo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)