A presidentes da América do Sul, Lula diz que “ideologia dividiu” o continente
Em seu primeiro discurso durante a cúpula com líderes sul-americanos em Brasília, nesta terça-feira (30), Lula voltou a cobrar união do continente, que, segundo ele, teria sido descaracterizada nos últimos anos por...
Em seu primeiro discurso durante a cúpula com líderes sul-americanos em Brasília, nesta terça-feira (30), Lula voltou a cobrar união do continente, que, segundo ele, teria sido descaracterizada nos últimos anos por “questões ideológicas”. O presidente sugeriu a reativação da Unasul, a União das Nações Sul-Americanas, criada sob Lula em meados dos anos 2000, numa época de hegemonia da esquerda no continente.
“O que nos reúne hoje em Brasília é o senso de urgência de voltar a olhar coletivamente para nossa região”, disse o chefe de Estado. Em outro momento, ele afirmou que o continente deixou recentemente que “a ideologia dividisse” os esforços conjuntos dos países. “Enquanto estivermos desunidos, não faremos da América do Sul um continente desenvolvido em todo seu potencial”, continuou.
Ele também usou de seu discurso para alfinetar novamente Jair Bolsonaro, seu antecessor. Pouco afeito às relações com outros países do continente, Bolsonaro foi chamado pelo petista de um líder de “um governo negacionista [que] atentou contra os direitos de sua própria população, rompeu contra os princípios que regem nossa política externa e fechou nossa porta a parceiros históricos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)