A Plataforma Lattes precisa de revisão urgente
O caso do currículo falso de Carlos Decotelli é mais um exemplo de que a Plataforma Lattes, criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, precisa passar por revisão urgente. O sistema de currículos virtuais, baseados em autodeclaração, dá margem a fraudes que comprometem as instituições superiores de ensino do país...
O caso do currículo falso de Carlos Decotelli é mais um exemplo de que a Plataforma Lattes, criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, precisa passar por uma revisão urgente.
O sistema de currículos virtuais, baseados em autodeclaração, dá margem a fraudes que comprometem as instituições superiores de ensino do país, induz a sociedade a enganos e dissimula a real capacidade de pesquisadores para a formação de grupos de trabalho científicos.
Urge encontrar uma forma de verificação rigorosa dos currículos inseridos na Plataforma Lattes. Quanto às universidades, não é de hoje que muitas teses baseiam-se em plágio. O papel dos orientadores e bancas examinadoras deveria ser também o de filtro para esse tipo de má conduta. Mas essa é outra história.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)