A nova tentativa de Lula de tirar o acordo Mercosul-UE do papel
O petista vai tratar sobre o acordo comercial com o presidente da Espanha, Pedro Sanchez
O presidente Lula (PT) vai se reunir nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Espanha, Pedro Sanchez, para mais uma vez tentar emplacar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Essa será a primeira visita do espanhol ao Brasil desde o início do governo petista.
O acordo é negociado desde 1999 entre os dois blocos. Em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), foi concluída a primeira etapa e, desde então, os blocos passaram à fase de revisão dos termos, mas ainda tem prevalecido uma série de divergências – nas áreas ambiental e de compras de governo.
Ainda no ano passado, quando o Brasil presidia o Mercosul, Lula tentou tirar o acordo do papel, mas acabou recuando diante das resistências dos países do bloco europeu. Agora, o petista pretende voltar a discutir o tema com o presidente espanhol.
Além disso, os dois presidentes pretendem tratar sobre as guerras na Ucrânia e em Gaza. “Na ocasião, os dois mandatários [Lula e Sanchez] passarão em revista o estado do relacionamento bilateral e trocarão avaliações sobre temas relevantes da conjuntura regional e global, tais como a crise no Oriente Médio, em particular a grave situação humanitária em Gaza e as perspectivas de avanço de uma solução de dois Estados e o conflito na Ucrânia”, informou o Itamaraty.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)