A nova preocupação de Moraes: inteligência artificial
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes (foto à direita), destacou em uma palestra, nesta quarta-feira, 22, a preocupação com o uso da inteligência artificial como uma das principais ameaças ao processo democrático...
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes (foto à direita), destacou em uma palestra, nesta quarta-feira, 22, a preocupação com o uso da inteligência artificial como uma das principais ameaças ao processo democrático.
Moraes ressaltou a importância de estabelecer limites para o uso dessa tecnologia no contexto das eleições, “temos a partir de agora um desafio maior, o combate à desinformação veiculada nas redes sociais com uso de inteligência artificial, isso é extremamente perigoso.”
A declaração foi feita durante a abertura do seminário “Desinformação nas Eleições: abordagens do Brasil e da União Europeia”, realizado na sede do TSE, em Brasília.
Moraes enfatizou a necessidade de propor medidas legislativas e interpretações jurídicas, além de implementar um cronograma educacional para aqueles que utilizam as redes sociais.
“Temos que propor teses legislativas, temos que propor interpretações jurídicas, um cronograma educacional para aqueles que têm acesso às redes sociais. Temos que propor limitações ao uso de inteligência artificial nas eleições. Temos que nos aprimorar”, disse o presidente do TSE.
A embaixadora da delegação da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf (foto à esquerda), também participou do evento e destacou que a abordagem europeia está pautada na aplicação dos direitos humanos ao ambiente digital, da mesma forma que é aplicado no mundo offline. Ela ressaltou que o foco atual é combater a interferência eleitoral proveniente de outros países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)