“A melhor política social que existe é acabar com a inflação”
O economista Gustavo Loyola (foto), ex-presidente do Banco Central, comentou neste domingo (11) a possibilidade de a PEC da Gastança pressionar a inflação. Em entrevista à...
O economista Gustavo Loyola (foto), ex-presidente do Banco Central, comentou neste domingo (11) a possibilidade de a PEC da Gastança pressionar a inflação. Em entrevista à CNN Brasil, ele disse que a “irresponsabilidade fiscal” pode atrapalhar o trabalho do BC nesse sentido.
“A melhor política social que existe é acabar com a inflação”, disse.
“A inflação é terrível para famílias de renda mais baixa. É uma espécie de imposto que incide sobre os mais pobres. [Combater a inflação] é uma tarefa do Banco Central. É só deixar o BC fazer seu trabalho direito que a inflação vai convergir para menos, talvez não para 2023, mas possivelmente para 2024.” O que o governo pode fazer é não atrapalhar. O que poderia atrapalhar? Irresponsabilidade fiscal.”
Sobre a promessa do governo Lula de anunciar o novo arcabouço fiscal, Loyola afirmou que “o importante é que haja uma regra previsível, que seja facilmente executável e transparente”.
Escolhido por Lula para comandar o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad afirmou na semana passada que suas duas prioridades no começo do governo serão a reforma tributária e a definição de um arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)