A generosidade do ministro do Esporte com o pai de Lira
O município de Barra de São Miguel (AL), que é comandado por Benedito de Lira (PP), pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi o oitavo que mais recebeu verbas do Ministério do Esporte desde que André Fufuca (PP) assumiu a pasta em setembro de 2023...
O município de Barra de São Miguel (AL), que é comandado por Benedito de Lira (PP), pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi o oitavo que mais recebeu verbas do Ministério do Esporte desde que André Fufuca (PP) assumiu a pasta em setembro de 2023.
Segundo o jornal O Globo, a cidade de 8 mil habitantes no litoral alagoano recebeu 3,94 milhões de reais para a construção de duas arenas, um complexo esportivo e outra para impulsionar o futebol amador.
Desde setembro de 2023, o município fechou quatro convênios com o Ministério do Esporte, ficando em segundo lugar na lista, atrás apenas da cidade de Belo Horizonte (MG), que fechou seis.
Projetos não detalhados
Os projetos do município chefiado pelo pai de Arthur Lira não detalham local, capacidade ou quais equipamentos vão fazer parte das estruturas que serão construídas com o dinheiro destinado pelo Ministério do Esporte.
Eles também não apontam quais modalidades poderão ser praticadas no complexo esportivo que será construído.
A cidade de Barra de São Miguel já conta com um estádio municipal, o Andradão, que é utilizado usado para a disputa de torneios amadores de futebol, além de dois ginásios cobertos e duas quadras poliesportivas.
Outros parentes de Lira também foram contemplados por Fufuca
Barra de São Miguel não foi o único município governado por um parente do presidente da Câmara, Arthur Lira, que teve contratos aprovados pelo Ministério do Esporte de André Fufuca.
O ministro também assinou convênio com a cidade de Craíbas, de 25 mil habitantes, que é comandada por Teófilo Pereira (PP), primo de Lira.
A pasta aceitou repassar 1,4 milhão de reais ao município para a construção de um ginásio poliesportivo.
Orçamento secreto
De acordo com o jornal, os recursos destinados pelo Ministério do Esporte a Barra de São Miguel e Craíbas integram a herança do orçamento secreto, mecanismo de distribuição de emendas parlamentares considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2022.
Com o fim do orçamento secreto, parte do dinheiro ficou sob a gestão dos ministérios e foi repassada a prefeituras escolhidas por parlamentares.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)