A derrota de Lula no acordo comercial do Mercosul com a UE
Presidente admitiu nesta quinta-feira, 7, a frustração de não ter selado o acordo comercial entre os dois blocos...
O presidente Lula (PT) admitiu nesta quinta-feira, 7, a frustração de não ter fechado o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). O petista disse que “sonhava em selar o tratado” durante a presidência do Brasil no bloco sul-americano.
“Eu tinha um sonho de que na minha presidência e do companheiro Pedro Sánchez [presidente da Espanha e presidente temporário da União Europeia] que a gente pudesse concluir. Eu achava que a gente merecia. […] Que a gente pudesse fazer a conclusão dele de forma majestosa e que eu achava que a gente merecia. Sabem do esforço que fizemos. De qualquer forma, não deu certo”, disse o petista.
Lula vinha trabalhando para anunciar o acordo durante a cúpula do Mercosul, realizada nesta semana no Rio de Janeiro. Além de resistências dos países do bloco europeu, o petista responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não ter selado o tratado costurado há mais de 20 anos.
“A versão era inaceitável porque nos tratava como se nós fôssemos seres inferiores, como se nós fôssemos países colonizados ainda, com falta de respeito. Estranho a falta de flexibilidade deles de entender que nós ainda temos ainda muita coisa para crescer”, pontuou Lula.
Leia também: Crusoé: Lula é o grande culpado pelo fracasso do acordo UE-Mercosul
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)