A bancada da família
Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta que 183 deputados e senadores que iniciaram esta legislatura têm parentes na política, volume que corresponde a 30% do Congresso...
Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta que 183 deputados e senadores que iniciaram esta legislatura têm parentes na política, volume que corresponde a 30% do Congresso. A pesquisa, divulgada pelo jornal O Globo, também mostra que a ligação consanguínea mais comum é a filiação.
O Nordeste concentra os cinco estados com maiores representações familiares. Na Paraíba, aproximadamente dois terços dos parlamentares eleitos (67%) tinham sobrenomes já conhecidos. Em Pernambuco, o índice chegou a 64%, seguido por Alagoas, com 50%, Bahia, com 48%, e Maranhão 43%.
Há casos como o de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, que é filho de Benedito Lira (PP), ex-senador e hoje prefeito de Barra de São Miguel (AL). Outro conhecido é o da deputada Dani Cunha (União Brasil), filha de Eduardo Cunha (PTB), ex-presidente da Câmara. No Maranhão, reduto eleitoral da família Rodrigues, o casal Detinha (PL-MA) e Josimar Maranhãozinho (PL-MA) conquistou duas cadeiras na Câmara dos Deputados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)