A bala de festim de Bolsonaro contra os governadores
Jair Bolsonaro quer achacar a CPI da Covid investigando os 840 bilhões de reais que, segundo ele, foram repassados aos estados. A conta real, porém, foi bem mais modesta do que isso. “Embora o governo federal tenha repassado 113,4 bilhões de reais em 2022 para auxiliar estados e municípios no combate à Covid-19, a verba específica para a Saúde foi de 42,1 bilhões de reais”...
Jair Bolsonaro quer achacar a CPI da Covid investigando os 840 bilhões de reais que, segundo ele, foram repassados aos estados. A conta real, porém, foi bem mais modesta do que isso.
“Embora o governo federal tenha repassado 113,4 bilhões de reais em 2022 para auxiliar estados e municípios no combate à Covid-19, a verba específica para a Saúde foi de 42,1 bilhões de reais”, diz O Globo.
“Em março, Bolsonaro divulgou em suas redes sociais que os repasses aos estados teriam ultrapassado 840 bilhões de reais. O valor, no entanto, incluía transferências constitucionais obrigatórias, sem qualquer relação com a pandemia, e verbas como o auxílio emergencial, que não se trata de uma transferência a governos (…).
Em ataques a governadores, Bolsonaro também alegou que os recursos vêm sendo utilizados fora da área de Saúde, por exemplo, para pagamento de folha salarial. A prática, contudo, não é vedada pela Lei Complementar 173, sancionada pelo presidente em maio de 2020, que destinou 60 bilhões de reais a estados e municípios. Deste valor, 10 bilhões de reais eram carimbados na Saúde, inclusive para despesas com pessoal no SUS.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)