8 de janeiro: “O golpe pode acontecer novamente – e funcionar”
Vanessa Barbara analisa no 'The New York Times' os dois anos desde os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023
Vanessa Barbara publicou nesta terça, 8, artigo no The New York Times intitulado “Bolsonaro tentou destruir o Brasil. E esse não é o único problema”, abordando o aniversário de dois anos do ataque de 8 de janeiro em que apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes em Brasília.
A jornalista revela os detalhes de relatórios da Polícia Federal que documentam uma conspiração para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, indo além dos tumultos registrados naquele dia.
Segundo Barbara, os relatórios da PF divulgados em novembro de 2024 detalham que o plano incluía assassinatos de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. “A operação chegou a mobilizar uma unidade militar de elite, que aguardava a ordem para agir.” Um documento-chave, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”, listava armas como lançadores de granada e previa a possibilidade de “100% de fatalidades” entre os executores.
Os ataques de 8 de janeiro marcaram o encerramento de uma estratégia mais ampla de Bolsonaro e seus aliados para permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022. Vanessa destaca que o plano incluía a disseminação de desinformação sobre fraudes nas urnas eletrônicas e a articulação de acampamentos golpistas.
Segundo a colunista, embora os responsáveis – incluindo 37 figuras centrais como Jair Bolsonaro – tenham sido formalmente acusados, o papel das Forças Armadas segue sendo uma ameaça à estabilidade democrática.
Barbara adverte que, dois anos depois dos ataques e com as eleições de 2026 no horizonte, o risco de novos episódios permanece.
Quem é Vanessa Barbara
Vanessa Barbara é jornalista e escritora brasileira. Desde 2013, escreve como colunista para o The New York Times e também contribuiu para veículos como The Guardian e Folha de S.Paulo. É autora de livros como O Livro Amarelo do Terminal e Noites de Alface. Barbara escreve sobre política, cultura e sociedade, com foco em temas brasileiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)