7 x 0 – Barroso vota contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), presidente do TSE, votou nesta quinta-feira (28) contra a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, apesar de reconhecer que houve atos ilícitos no disparo de mensagens em massa...
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), presidente do TSE, votou nesta quinta-feira (28) contra a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, apesar de também reconhecer que houve atos ilícitos no disparo de mensagens em massa.
Com a decisão, a Corte arquivou, por unanimidade, os pedidos de cassação. Barroso seguiu o entendimento da maioria já formada. Para o ministro, no caso em questão, a Corte está lidando com novas formas de cometimento de velhos ilícitos.
“Não tenho nenhuma dúvida em equiparar as mídias sociais com meios de comunicação. Essa é uma realidade contemporânea. Essa é uma decisão para o futuro e estamos procurando demarcar os contornos que vão marcar a democracia nos próximos anos”, disse.
Segundo Barroso, todos sabem o que aconteceu. “Houve calúnias, ódio. basta ter olhos para ver o que aconteceu. A verdade é que no Brasil, grupos extremistas de extrema direita se financiaram e mostraram estratégias contra a democracia. Estamos todos procurando encontrar a melhor forma de lidar com esse problema de difusão de ódio e desinformação, de teorias conspiratórias, dos disparos em massa”, afirmou.
As ações em análise questionavam suposto impulsionamento ilegal de mensagens em massa via WhatsApp nas eleições de 2018 e uso fraudulento de nome e CPF de idosos para registrar chips de celular utilizados para garantir os disparos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)