3 x 0 – Alexandre de Moraes vota contra showmícios e a favor de evento de arrecadação
O ministro Alexandre de Moraes votou nesta quarta-feira (6) a favor da proibição de showmícios e a favor dos eventos de arrecadação. Moraes seguiu o entendimento de Toffoli. O placar está em 3x0 para proibir o showmício e 2x1 para realização de eventos de arrecadação...
O ministro Alexandre de Moraes votou nesta quarta-feira (6) a favor da proibição de showmícios e a favor dos eventos de arrecadação. Moraes seguiu o entendimento de Toffoli.
O placar está em 3×0 para proibir o showmício e 2×1 para realização de eventos de arrecadação.
O julgamento foi suspenso e volta nesta quinta-feira (7) com os votos dos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski Gilmar Mendes e Luiz Fux, presidente da Corte.
“Há uma diferença entre showmício e arrecadação porque quem vai ao evento de arrecadação e quem paga para entrar ou colabora é aquele que participa da vida política, é um eleitor do candidato. E estaríamos a restringir o mundo artístico”, disse.
O ministro disse que tais eventos são diferentes dos showmícios, porque deles participam os que seguem a vida política do candidato, ou então, aqueles que são eleitores de determinado candidato. “Seria uma restrição inconstitucional ao mundo artístico [proibir os eventos]”, afirmou.
O ministro Nunes Marques votou contra a realização de showmícios, mas contra a participação de artistas em eventos de arrecadação de recursos para campanhas.
Os ministros analisam uma ação foi apresentada pelos partidos PT, PSB e PSOL contra regra da legislação eleitoral que vedou os comícios com a presença de artistas. A lei proíbe “a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos” e a apresentação, “remunerada ou não”, de artistas para animar comícios e reuniões eleitorais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)