2×1: Diretora da Anvisa vota contra importação da Covaxin
Cristiane Gomes, uma das cinco diretoras da Anvisa, acaba de votar contra o segundo pedido de importação da vacina Covaxin, mesmo com condicionantes. Com isso, o placar ficou em 2x1...
Cristiane Gomes, uma das cinco diretoras da Anvisa, acaba de votar contra o segundo pedido de importação da vacina Covaxin, mesmo com condicionantes. Com isso, o placar ficou em 2×1.
Gomes entendeu que os dados apresentados pela Precisa, representante brasileira da indiana Bharat Biotech para a vacina, não são suficientes para avaliar a qualidade da Covaxin.
“Estamos falando de vidas”, disse a diretora. “Essa análise, ainda que realizada de forma extraordinária e excepcional, deve ocorrer previamente, ou seja, antes da nacionalização do produto, conforme dispõe o diploma legal. Devíamos reconhecer que no momento permanecem ausentes informações essenciais, que permitiriam à Anvisa emitir conclusões sobre o perfil de eficácia e segurança da vacina Covaxin”.
Para Gomes, as incertezas da vacina indiana superam mesmo as condicionantes sugeridas pelo diretor Alex Campos para mitigar os riscos, como autorizar a importação das vacinas indiana e russa, inicialmente, para até 1% da população.
A diretora destacou que as condicionantes sugeridas pelo relator Alex Campos são inéditas, nunca antes realizadas pelo Ministério da Saúde, e exigiriam o treinamento de equipes, entre outras medidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)