17 corpos do acidente com o avião da Voepass são identificados
Autoridades intensificam esforços para a identificação das vítimas da queda do voo 2283 da Voepass; oito corpos já foram entregues à famílias
Dos 62 passageiros e tripulantes que estavam a bordo do voo 2283 da Voepass, 17 corpos foram identificados com sucesso, e oito deles já foram entregues às famílias. Essas informações foram divulgadas pelo governo de São Paulo, que destacou o empenho das equipes envolvidas no reconhecimento das vítimas, informou reportagem da Folha de S. Paulo.
A aeronave comercial, que estava em rota de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), caiu em uma área residencial da cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, na sexta-feira, 9, sem deixar sobreviventes.
Esforços para acelerar a identificação dos corpos
Com a maioria das famílias já tendo fornecido materiais genéticos e passado por entrevistas, o processo de identificação e liberação dos corpos deve se acelerar nos próximos dias.
As equipes da Defesa Civil de São Paulo têm desempenhado um papel crucial nesse trabalho, auxiliando na coleta de DNA e na catalogação dos dados dos falecidos.
Até o momento, o Instituto Oscar Freire, localizado próximo ao IML na zona oeste de São Paulo, recebeu 51 famílias, que foram orientadas a fornecer informações detalhadas e amostras biológicas para auxiliar os peritos.
Além das coletas realizadas na capital paulista, outras 17 famílias foram atendidas em Cascavel (PR), cidade de origem da aeronave. Esses esforços são parte de uma operação conjunta envolvendo mais de 40 médicos, além de especialistas em odontologia legal, antropologia e radiologia, que trabalham incansavelmente para garantir a identificação correta de cada vítima.
Investigação da FAB
Paralelamente ao processo de identificação, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta segunda-feira, 12, que os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluíram a fase inicial da investigação no local do acidente.
Essa etapa é crucial, pois envolve a coleta de evidências e a análise preliminar dos destroços da aeronave, que portava a matrícula PS-VPB.
Com a finalização dessa fase inicial, o Cenipa prossegue com a investigação, buscando reunir informações detalhadas que possam esclarecer as causas do acidente. A previsão é de que um relatório preliminar seja divulgado em 30 dias, o que oferecerá uma visão inicial sobre os possíveis fatores que contribuíram para a queda do avião.
Análise da caixa-preta
Um dos principais avanços na investigação foi a transferência dos dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, para o Labdata (Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Voo) do Cenipa. A análise desses dispositivos começou no sábado (10) e envolve a extração e degravação de dados cruciais para entender os momentos finais do voo 2283.
O Cenipa destacou que a investigação agora entra na fase de análise detalhada dos dados coletados. Essa etapa examinará minuciosamente diversos aspectos, incluindo as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional, os fatores humanos e as condições da aeronave e de seus sistemas. O estudo também abrangerá a infraestrutura e outros componentes que possam ter desempenhado um papel no acidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)