1 x 0 – STF retoma julgamento sobre forma de depoimento de Bolsonaro
O STF retoma nesta quarta-feira (6) o julgamento que vai definir se o presidente Jair Bolsonaro deve prestar depoimento presencial ou por escrito no inquérito que apura se houve interferência política do governo no comando da Polícia Federal. Até o momento, o julgamento está em 1x0 para que Bolsonaro preste depoimento presencial e não por escrito...
O STF retoma nesta quarta-feira (6) o julgamento que vai definir se o presidente Jair Bolsonaro deve prestar depoimento presencial ou por escrito no inquérito que apura se houve interferência política do governo no comando da Polícia Federal. Até o momento, o julgamento está em 1×0 para que Bolsonaro preste depoimento presencial e não por escrito.
Em outubro do ano passado, o então relator, ministro Celso de Mello, votou a favor de que Jair Bolsonaro preste depoimento presencial. Após o voto de Celso de Mello, o ministro Luiz Fux, presidente do STF, encerrou a sessão em sinal de homenagem ao decano, que se despediu.
Ao votar, Mello entendeu que a Constituição e as leis não preveem prerrogativa de o presidente da República prestar depoimento por escrito, que seria exclusiva de vítimas e testemunhas.
“Entendo que não, que não pode, que não lhe assiste esse direito, pois as prerrogativas submetidas ao presidente da República são aquelas que a Constituição e as leis do Estado o concederam”, afirmou. O ministro disse ainda que, “não obstante a posição hegemônica do Poder Executivo, o presidente também é súdito das leis como qualquer outro cidadão desse país”.
Clique aqui para ler o voto de Celso de Mello, ministro aposentado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)