0x5: Anvisa rejeita pedido do Ministério da Saúde para importar Covaxin
O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, acaba de acompanhar o voto do relator Alex Campos pela rejeição do pedido do Ministério da Saúde para autorização excepcional de importação e distribuição da Covaxin, produzida pela indiana Bharat Biotech...
O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, acaba de acompanhar o voto do relator Alex Campos pela rejeição do pedido do Ministério da Saúde para autorização excepcional de importação e distribuição da Covaxin, produzida pela indiana Bharat Biotech.
O placar final ficou em 0x5.
Logo depois do voto de Campos, Barra Torres afirmou que a avaliação de Campos foi feita com base em um “retrato do momento”, e que futuros pedidos para importação da Covaxin ainda podem ser realizados.
Campos considerou que a Anvisa ainda não recebeu dados suficientes para avaliar a eficácia e a segurança da Covaxin, e que o pedido não cumpriu os requisitos da Lei nº 14.124, que entrou em vigor neste mês. Disse também que é “comum” e “natural” rejeitar pedidos e demandar novas informações.
Segundo Campos, novos documentos foram enviados à Anvisa na segunda (29). Porém, “permanecem pendentes todos os documentos essenciais”. Entre eles, o relatório técnico que assegura que o produto atende aos padrões de qualidade, eficácia e segurança. No lugar dele, foi apresentado à Anvisa o comprovante de autorização do uso emergencial pela autoridade indiana. Campos afirmou que os documentos são distintos.
Alex Campos acrescentou em seu voto que os dados disponíveis à Anvisa “ainda não permitem” conclusões sobre a eficácia e a segurança da vacina. “Estamos aqui no plano da incerteza”, disse Campos.
O Ministério da Saúde fez um pedido à Anvisa para importar 20 milhões de doses da Covaxin, distribuídas em cinco remessas de 4 milhões cada.
Hoje mais cedo, por 5×0, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)