0x1: diretor da Anvisa vota contra pedido de importação da Sputnik V
Alex Campos, diretor da Anvisa, acaba de votar contra o pedido de governos estaduais para importação da vacina russa Sputnik V. Faltam quatro votos. Campos citou as recomendações das áreas técnicas, que levaram em conta o risco de adenoviroses, a falta de informações sobre a vacina e as falhas na metodologia dos estudos...
Alex Campos, diretor da Anvisa, acaba de votar contra o pedido de governos estaduais para importação da vacina russa Sputnik V. Faltam quatro votos.
Campos citou as recomendações das áreas técnicas, que levaram em conta o risco de adenoviroses, a falta de informações sobre a vacina e as falhas na metodologia dos estudos.
Campos disse que a assessoria internacional da Anvisa teve dificuldades para encontrar relatórios de avaliação sobre a Sputnik V redigidos por agências de países onde a vacina russa já foi aprovada, mesmo após pedidos a agências como as do México e de Angola.
“De todos os contatos empreendidos pela assessoria internacional da Anvisa, um único documento efetivamente recebido foi o relatório elaborado pela autoridade argentina, a Anmat, a pedido da Anvisa”, disse.
Sobre o texto dos argentinos, Campos disse: “Em nenhum momento do relatório enviado pela Anmat consta a opinião técnica dos responsáveis pela avaliação de qualidade da vacina, nem foi encaminhada informação sobre o produto fabricado nos locais destinados à fabricação da vacina para o Brasil. Dessa forma, não é possível comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela OMS”.
Campos também considerou que a baixa notificação de reações adversas da Sputnik V provoca suspeita sobre subnotificação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)