É assim que o PT pretende combater fake news?
Petistas disseminam teoria conspiratória sobre o "mercado" para tentar eximir o governo Lula da responsabilidade por controlar os próprios gastos
O PT se acostumou a empunhar, ao lado do governo Lula, o discurso de combate às fake news. Dos outros. Porque o partido claramente não vê problema em contar suas próprias mentiras.
Neste sábado, 30, o perfil dos petistas no X compartilhou mensagem para dizer que a “Faria Lima ataca povo brasileiro e leva o dólar ao maior valor da história” (foto).
Leia também: As fake news que não preocupam o governo Lula
Junto com a afirmação, foi compartilhada uma publicação do site do partido intitulada “Faria Lima versus Brasil: quem lucra com o dólar a R$ 5,91?”, de 28 de novembro, quando o dólar tinha batido apenas o primeiro dos três recordes de valor em fechamento seguidos desta semana.
Teoria conspiratória
A teoria conspiratória reverbera narrativa já disseminada pela presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). que atribuiu ao “mercado” a alta recorde do dólar estimulada pelo atrapalhado pacote fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os petistas demonizam o mercado na tentativa de eximir o governo Lula da responsabilidade de se encaixar nos parâmetros definidos pelo novo arcabouço fiscal, com o qual o próprio Palácio do Planalto se comprometeu.
A publicação do PT fala até em “sabotagem” dos “rentistas”. Segundo o partido, a alta dólar “não se limitou a abalar os telões das bolsas de valores”.
“Ela revela uma economia sob intensa chantagem do mercado, assim como o desprezo da elite financeira pelo bem-estar da população. Enquanto Haddad buscava ajustar uma proposta para reduzir desigualdades e promover justiça tributária, os rentistas atacaram, priorizando seus privilégios às custas da maioria”, diz o texto.
Fantasia
Essa fantasia do mercado como uma entidade com consciência e intenções ignora convenientemente o fato de que Haddad preparou todo mundo para um anúncio de corte de gastos, mas poluiu o pacote com uma promessa de isenção de impostos, o que exigiria ainda mais cortes para equilibrar as contas do governo.
O assunto é complicado e, por isso mesmo, os petistas tentam iludir a população com simplificações desonestas para mascarar a dificuldade do governo que defendem de se encaixar nos limites do orçamento público.
Quem “ataca o povo brasileiro”, na verdade, é o PT, ao semear o caos econômico no país com irresponsabilidade e dissimulação.
Leia mais: O dólar já está chegando em Marte, Gleisi
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)