Crusoé: Os interesses conflitantes expostos pela internação de Lula
José Seripieri Filho, que tem interesse nas decisões da Agência Nacional de Saúde (ANS), encontrou-se com o presidente na segunda, 9, fora da agenda oficial
Foi só depois que o presidente Lula (foto) foi internado às pressas na segunda, 9, que o Brasil se deu conta de um encontro entre o presidente e o empresário José Seripieri Filho, o “Júnior“, dono da Amil Assistência Médica.
A reunião não tinha sido registrada na agenda oficial, mas veio à tona em reportagens da imprensa.
Seripieri se diz amigo de Lula, e disso ninguém duvida.
Mas o empresário também tem interesses no governo, principalmente nas decisões da Agência Nacional de Saúde, a ANS.
Em junho deste ano, a ANS limitou a 6,91% o reajuste dos planos individuais e familiares, o que impactou diretamente nos planos de negócios das operadoras de saúde.
Rumores agora dão conta de que a ANS estaria cogitando permitir que as empresas de planos de saúde peçam reajustes extraordinários se estiverem com problemas em seus balanços financeiros.
Qualquer aumento de valores nos próximos dias deve levantar suspeitas sobre o assunto da reunião entre Lula e Seripieri na segunda, 9.
Encontro rápido
Ao ser indagada por Crusoé, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Secom, tentou diminuir a importância do evento.
“Foi um encontro rápido, de cumprimentos, pouco antes do presidente sair para o almoço, não classificado como reunião oficial“, afirmou a Secom por email.
Mas não há como saber o que os dois conversaram, por mais “rápido” que tenha sido o encontro.
Assim como não há como afastar a suspeita de conflito de interesses.
As agendas oficiais servem, entre outras coisas, para evitar essas questões.
Se Lula tivesse agido com transparência, é possível que outras operadoras de planos de saúde ou que organizações que defendem os interesses dos consumidores fizessem questionamentos, o que poderia levar a um comportamento mais republicano do presidente.
Quando as reuniões ocorrem na surdina, por outro lado…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)