Aston Martin: da glória ao fundo do poço  Aston Martin: da glória ao fundo do poço 
O Antagonista

Aston Martin: da glória ao fundo do poço 

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 19.11.2024 15:34 comentários
Análise

Aston Martin: da glória ao fundo do poço 

Como explicar o brusco declínio da Aston Martin, que frequentava o pódio regularmente no começo do ano passado?

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 19.11.2024 15:34 comentários 0
Aston Martin: da glória ao fundo do poço 
Imagem: Aston Martin Aramco F1 Team

O que aconteceu com a Aston Martin? Em 2023, a equipe era a “melhor do resto”, atrás apenas da imbatível Red Bull. Agora, um ano depois, terminou o GP do Brasil com o carro mais lento do grid. É um declínio tão brusco que fica difícil não pensar em como tudo desandou tão rápido. 

Lembre-se: no início de 2023, ela parecia ter acertado na loteria técnica. Combinou ideias de engenheiros de várias equipes, apostou num conceito de carro que funcionou bem e, claro, contou com o talento de Fernando Alonso para tirar leite de pedra.  

Mas a ilusão de ser a segunda força logo desapareceu, à medida que Ferrari, Mercedes e depois McLaren consertaram seus erros e voltaram à briga. Mesmo assim, terminar o ano passado em alta foi promissor. A ideia era construir algo sólido para 2024. 

Só que não aconteceu. O carro deste ano, o AMR24, começou razoável, mas foi caindo para o meio do pelotão. No Brasil, tudo desmoronou. Problemas no assoalho, mudanças de configuração e uma performance patética — com direito a Lance Stroll abandonando na volta de formação — marcaram um ponto baixo. Alonso até lutou, mas terminou atrás dos dois carros da Sauber. Vergonhoso. 

O problema maior parece ser o desenvolvimento do carro. A Aston Martin parece perdida. A equipe tem alternado entre assoalhos de diferentes corridas, inclusive versões antigas. No Brasil, usaram uma peça de do começo da temporada, e o motivo?  

Os upgrades mais recentes não funcionaram como deveriam. Isso explica muito: ela até tenta melhorar, mas parece incapaz de entender o que realmente funciona. 

O carro, apesar de avanços pontuais, simplesmente não acompanhou o ritmo de desenvolvimento das outras equipes. Ferrari, McLaren e até a Alpine e a Williams conseguiram evoluir mais e os carros verdes parecem não ter mais nenhum ponto forte, são apenas ruins ou medianon em tudo. Resultado: a Aston caiu de quase-protagonista a figurante. 

Aí cabeças começam a rolar… Do time foi dispensado o ex-Red Bull Dan Fallows da posição de diretor técnico e são esperadas novas mudanças. Isso porque, para 2025, a Aston Martin terá nomes de peso entrando: Adrian Newey e Enrico Cardile. Mas trazer gente boa não resolve se todos não trabalharem bem juntos em busca de um objetivo consensual. 

Ainda assim, Mike Krack, atual chefe de equipe, deu a entender que 2025 oferece esperança. Ele acredita que os dados de túnel de vento apontam para grandes ganhos, mas que ainda não foram aplicados no carro atual e, como disse no parágrafo anterior, a chegada de Newey e Cardile também pode trazer um novo rumo. Até lá o pessoal atual só não pode errar a mão de novo

Assim, o futuro da Aston Martin depende de resolver duas coisas: sua estrutura que parece haver muitos chefes e o desenvolvimento ineficaz do seu carro. Se não fizer isso, vai continuar sendo um time que promete (e custa) muito, mas entrega pouco e aí Lawrence Stroll, o dono do brinquedo, pode se cansar. A ver.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Milei faz o terror da diplomacia brasileira no G20

Visualizar notícia
2

Operação Contragolpe: general e três 'kids pretos' são presos

Visualizar notícia
3

PF atribui plano de envenenar Lula a então secretário de Bolsonaro

Visualizar notícia
4

PF aponta plano para "neutralizar" Moraes, Lula e Alckmin em 2022

Visualizar notícia
5

O governo Lula se vingou do X?

Visualizar notícia
6

PF mira grupo suspeito de planejar golpe de Estado

Visualizar notícia
7

Bolsonaro posa de “antissistema”, mas foi seu maior fantoche, diz ex-deputada

Visualizar notícia
8

Não, Gilmar. O Brasil não seria pior sem Alexandre de Moraes

Visualizar notícia
9

Janja se meteu até no cardápio do G20?

Visualizar notícia
10

"Pensar em matar alguém não é crime", diz Flávio Bolsonaro

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

PSOL, PL e Novo tentam barrar PLP das emendas, mas proposta é aprovada

Visualizar notícia
2

Papo Antagonista: Fábrica de aloprados

Visualizar notícia
3

Eduardo Bolsonaro sobre Operação Contragolpe: "Criação de uma narrativa"

Visualizar notícia
4

Blackjack online – Melhores sites para jogar 21

Visualizar notícia
5

Operação Contragolpe: Pacheco pede "rigor da lei"

Visualizar notícia
6

"Notícias estarrecedoras", diz Barroso sobre Operação Contragolpe

Visualizar notícia
7

Uma delação premiada em risco

Visualizar notícia
8

Janja se meteu até no cardápio do G20?

Visualizar notícia
9

Aston Martin: da glória ao fundo do poço 

Visualizar notícia
10

Busca por envolvido em assassinato no aeroporto terá recompensa

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Aston Martin Fórmula 1
< Notícia Anterior

Busca por envolvido em assassinato no aeroporto terá recompensa

19.11.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Mercedes-AMG GT43 Coupé 2025: Potência e estilo exclusivo no mercado automotivo

19.11.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

José Inácio Pilar

É advogado formado na FAAP e pós-graduado em comunicação na FGV, teve um talk show de automobilismo na TV, e por 10 anos um site dedicado ao mesmo assunto, com passagens pelo mundo corporativo sempre ligado ao tema de comunicação. Roteiriza e apresenta o programa Café Antagonista semanalmente, além de assinar colunas de automobilismo e de entretenimento.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Bruno Henrique consegue efeito suspensivo e pode atuar pelo Flamengo

Bruno Henrique consegue efeito suspensivo e pode atuar pelo Flamengo

Visualizar notícia
Flamengo terá 13 desfalques em jogo contra o Cuiabá

Flamengo terá 13 desfalques em jogo contra o Cuiabá

Visualizar notícia
Blackjack online – Melhores sites para jogar 21

Blackjack online – Melhores sites para jogar 21

Estúdio OÉ Visualizar notícia
Polêmica na Fórmula 1: Schumacher x Pérez

Polêmica na Fórmula 1: Schumacher x Pérez

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.