A Fórmula 1 2025 já é 2026

13.02.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

A Fórmula 1 2025 já é 2026

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 28.01.2025 11:20 comentários
Análise

A Fórmula 1 2025 já é 2026

A temporada de 2025 da Fórmula 1 não será apenas sobre quem será campeão, mas sobre como as equipes se preparam para 2026.

avatar
José Inácio Pilar
3 minutos de leitura 28.01.2025 11:20 comentários 0
A Fórmula 1 2025 já é 2026
Imagem: FIA

A temporada de 2025 da Fórmula 1 promete ser um marco importante na história do esporte, servindo como uma ponte crucial para a transição para o novo regulamento técnico e os novos motores que serão introduzidos em 2026.  

A preparação para essa mudança radical é o foco central desta temporada, com equipes e pilotos ajustando suas estratégias e desenvolvimentos técnicos para se adequarem ao que está por vir. 

Com isso, o desenvolvimento dos carros dessa temporada não terá tanto peso como em anos anteriores, já que no decorrer do ano, cada vez mais o foco será no carro do ano seguinte que, aliás, eles já estão sendo desenvolvidos em paralelo. 

A primeira e mais notória mudança no regulamento técnico para 2026 envolve a introdução de carros um pouco mais leves e menores, projetados para aumentar a competitividade, facilitando ultrapassagens.

A próxima geração de carros será 32 kg mais leve que a atual, uma redução pequena, mas que pode melhorar a dinâmica de corrida e permitir ultrapassagens mais naturais e menos dependentes do DRS (Drag Reduction System), a famosa asa traseira que se abre, que deixará de existir na configuração atual. 

Os motores também estão no centro das atenções. A partir de 2026, a Fórmula 1 adotará motores híbridos mais simples, mas com um aumento significativo na potência e utilização de energia elétrica, chegando a 50% da força total das unidades de potência. 

Com isso existe uma enorme corrida contra o relógio (e o dinamômetro) para que nenhum fabricante fique para trás nos quesitos potência, confiabilidade e economia, para não repetir o que aconteceu em 2014, quando estrearam as atuais unidades de potência e a da Mercedes sobrou em relação aos demais, por algumas temporadas. 

A aerodinâmica ativa será um aspecto inovador para 2026, com novos sistemas que permitirão aos pilotos ajustar a configuração das asas dianteiras e traseiras para diferentes condições de corrida, variando sua carga aerodinâmica conforme o trecho da pista, e não mais só se estiver atrás de um adversário, como é hoje.  

Todas essas novidades introduzem um novo nível de estratégia de corrida, e a temporada de 2025 será fundamental para as equipes entenderem internamente como essas mudanças podem ser melhor implementadas e exploradas ao mesmo tempo que não querem ficar para trás das rivais com os carros atuais. 

Sim, porque não se pode apenas largar mão dessa temporada, ao menos no primeiro semestre, por mais que todo mundo esteja de olho no ano que vem: alguém será campeão nesse ano e a posição em que cada equipe terminar no campeonato vai impactar em dezenas de milhões de dólares seus rendimentos. 

Em resumo, a temporada de 2025 da Fórmula 1 não será apenas sobre quem ganha o campeonato, mas sobre como as equipes se adaptam e preparam para um futuro de grandes mudanças em 2026. Será um ano intenso nas pistas e, sobretudo, nas fábricas.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Musk sugere interferência do ‘deep state’ americano em eleição no Brasil

Visualizar notícia
2

Mais uma lição de Milei ao Brasil

Visualizar notícia
3

STF lança programa “Pena Justa”

Visualizar notícia
4

Assessores de Janja e os 4 salários mínimos em diárias de viagem

Visualizar notícia
5

Com gringos, Barroso não recorre ao infame “Perdeu, Mané”

Visualizar notícia
6

Desvio de emendas: assessor de deputado é alvo de buscas no RS

Visualizar notícia
7

STF presta contas sobre liberdade de expressão

Visualizar notícia
8

Crusoé: Gleisi clama por mais uma nota da comunidade

Visualizar notícia
9

Janja esbanja em Roma

Visualizar notícia
10

Casa Branca expõe gastos bilionários e defende Musk

Visualizar notícia
1

Mais uma lição de Milei ao Brasil

Visualizar notícia
2

Assessores de Janja e os 4 salários mínimos em diárias de viagem

Visualizar notícia
3

Desvio de emendas: assessor de deputado é alvo de buscas no RS

Visualizar notícia
4

Crusoé: Gleisi clama por mais uma nota da comunidade

Visualizar notícia
5

STF lança programa “Pena Justa”

Visualizar notícia
6

Vance critica leis europeias e alerta para riscos à inovação

Visualizar notícia
7

Líder da oposição sobre regulação das redes: "Não vamos deixar passar"

Visualizar notícia
8

Casa Branca expõe gastos bilionários e defende Musk

Visualizar notícia
9

Alemanha: afegão requerente de asilo atropela dezenas em Munique

Visualizar notícia
10

Com gringos, Barroso não recorre ao infame “Perdeu, Mané”

Visualizar notícia
1

Deputado propõe endurecer penas para presos fujões

Visualizar notícia
2

Gilmar dá seu pitaco sobre a Lei da Ficha Limpa

Visualizar notícia
3

Papo Antagonista: Outro exemplo de Milei

Visualizar notícia
4

AGU cobra exclusão de vídeo sobre Alckmin alterado por IA

Visualizar notícia
5

Defesa de Bolsonaro reclama de falta de acesso aos autos

Visualizar notícia
6

Após crise, Wellington Dias suspende convênios das ‘quentinhas invisíveis’

Visualizar notícia
7

XTB Corretora – Revisão do broker e de suas ofertas para traders brasileiros

Visualizar notícia
8

As “tarifas recíprocas” de Trump

Visualizar notícia
9

PSD em campanha por Ratinho Júnior

Visualizar notícia
10

Crusoé: Gastos militares globais superaram US$ 2,4 trilhões em 2024

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

2026 Ferrari Fórmula 1 Mercedes
< Notícia Anterior

Recuo de Petro expõe fragilidade colombiana, diz jornal

28.01.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Concursos no RJ: Vagas para auditor-fiscal e analista de finanças públicas em destaque

28.01.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

José Inácio Pilar

É advogado formado na FAAP e pós-graduado em comunicação na FGV, teve um talk show de automobilismo na TV, e por 10 anos um site dedicado ao mesmo assunto, com passagens pelo mundo corporativo sempre ligado ao tema de comunicação. Roteiriza e apresenta o programa Café Antagonista semanalmente, além de assinar colunas de automobilismo e de entretenimento.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Daniele Hypolito quase foi banida da ginástica, revela Diego

Daniele Hypolito quase foi banida da ginástica, revela Diego

Visualizar notícia
FIFA reduz preço dos ingressos para o Mundial após baixa procura

FIFA reduz preço dos ingressos para o Mundial após baixa procura

Visualizar notícia
Após sair do SBT, Luiz Alano estreia na CazéTV

Após sair do SBT, Luiz Alano estreia na CazéTV

Visualizar notícia
Com gringos, Barroso não recorre ao infame “Perdeu, Mané”

Com gringos, Barroso não recorre ao infame “Perdeu, Mané”

Ricardo Kertzman Visualizar notícia
Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.