Chanceler diz não ter ideia de quando brasileiros sairão de Gaza
Em reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta quarta-feira (18), o chanceler brasileiro, Mauro Vieira (foto), disse que o governo federal “não tem ideia" de quando os brasileiros que estão na faixa de Gaza poderão sair do enclave, dominado pelo grupo terrorista Hamas...
Em reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta quarta-feira (18), o chanceler brasileiro, Mauro Vieira (foto), disse que o governo federal “não tem ideia” de quando os brasileiros que estão na faixa de Gaza poderão sair do enclave, dominado pelo grupo terrorista Hamas.
Israel bombardeia a região em reação aos ataques do Hamas que mataram cerca de 1.300 israelenses, principalmente civis, no dia 7 de outubro. De acordo com o Itamaraty, há 32 brasileiros no enclave, entre eles 13 crianças e 8 mulheres.
“O momento da abertura [da fronteira] depende de Israel, das autoridades em Gaza [Hamas] e do Egito. Não há uma perspectiva”, disse Vieira. “Não temos ideia. Estamos trabalhando intensamente com as autoridades egípcias e também do outro lado para que ocorra o mais rápido possível”, acrescentou o chanceler.
O Estadão relata: “Os brasileiros foram divididos em dois grupos, cada um com 16 membros. O primeiro está abrigado a cerca de 1 quilômetro da fronteira. E o segundo a cerca de 10 quilômetros, à espera do sinal verde. Eles receberam apoio por meio de automóveis, à distância”.
Nesta quarta, como publicamos, o Egito liberou 20 caminhões de ajuda humanitária para Gaza, que o governo de Israel prometeu não barrar. A negociação foi mediada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, que se encontrou hoje com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)