Embaixador do Brasil na ONU: “Conselho foi mais uma vez incapaz”
O representante permanente do Brasil na ONU, embaixador Sérgio Danese, reclamou do veto dos Estados Unidos a uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas...
O representante permanente do Brasil na ONU, embaixador Sérgio Danese, reclamou do veto dos Estados Unidos a uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para ele, a resposta proposta era “robusta e equilibrada“.
“Infelizmente, muito infelizmente, o Conselho foi mais uma vez incapaz de adotar uma resolução sobre o conflito israelo-palestino. Mais uma vez, o silêncio e a inação prevaleceram”, comentou.
A declaração foi divulgada na tarde desta quarta-feira (18) pelo Palácio Itamaraty, órgão máximo da diplomacia brasileira.
Segundo o embaixador, o texto condenava “inequivocamente todas as formas de violência contra civis”, inclusive os atos hediondos de terrorismo por parte do Hamas e a tomada de reféns.
“Também conclamava todas as partes a cumprirem rigorosamente as suas obrigações internacionais, em particular as relacionadas com a proteção de civis, infraestrutura civil e pessoal humanitário”, ressalta.
O embaixador, na mensagem, defendeu pausas humanitárias para permitir a entrega de ajuda e a passagem voluntária e segura de civis, além da criação de corredores humanitários.
Entenda
Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira, em reunião do Conselho de Segurança, a resolução proposta pelo Brasil sobre a resposta de Israel aos ataques terroristas do Hamas.
“Os Estados Unidos estão decepcionados que essa resolução não menciona o direito de Israel de autodefesa”, afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.
O Hamas e Israel estão em guerra desde sábado (7) após o grupo terrorista iniciar ataques com cinco mil mísseis contra o território israelense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)