Vendas no varejo caem 0,2% em agosto
As vendas do varejo brasileiro registraram uma ligeira queda de 0,2% em agosto, na comparação com julho deste ano, após um crescimento de 0,7% no mês anterior....
As vendas do varejo brasileiro registraram uma ligeira queda de 0,2% em agosto, na comparação com julho deste ano, após um crescimento de 0,7% no mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de 2,3%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18/10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio).
Apesar da queda mensal, o resultado superou as expectativas do mercado, que estimava uma redução de 0,7% nas vendas em agosto. Já na comparação anual, a alta também ficou acima das projeções, que previam um crescimento de 1,20%.
Cristiano Santos, responsável pela pesquisa, a variação é vista como estabilidade. Segundo ele, excluindo-se o mês de janeiro, que registrou um aumento de 4,0%, a maior parte dos indicadores mostrou estabilidade ao longo do ano, com exceção de março, com um crescimento de 0,7%; maio, com uma queda de 0,6%; e julho, com alta de 0,7%. Ou seja, de fevereiro pra cá, foram quatro meses de estabilidade e três com volatilidade baixa.
Por segmento, o resultado de agosto foi impulsionado por quatro taxas negativas e quatro positivas. As quedas ocorreram nos setores de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-4,8%), “Livros, jornais, revistas e papelaria” (-3,2%), “Móveis e eletrodomésticos” (-2,2%) e “Tecidos, vestuário e calçados” (-0,4%). Por outro lado, as variações positivas foram observadas nos segmentos de “Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (0,9%), “Combustíveis e lubrificantes” (0,9%), “Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (0,2%) e “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria” (0,1%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas teve queda de 1,3% em relação a julho. Já na comparação com agosto de 2022, houve um crescimento de 3,6%. No acumulado do ano, o setor registrou um aumento de 4,2% e, nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,7%.
Destaca-se que os segmentos de “Veículos e motos, partes e peças” e “Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo” foram os destaques positivos nesse cenário, com altas de 10,8% e 8,8%, respectivamente. Já o setor de “Material de construção” apresentou uma pequena variação negativa de -0,5% em agosto de 2023 em comparação com agosto de 2022.
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