Zelensky agradece aos EUA por envio de mísseis ATACMS
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez uma publicação, em sua página na rede social X, agradecendo aos Estados Unidos por terem enviado mísseis balísticos MGM-140 ATACMS (acrônimo para Sistema de Míssil Tático do Exército).
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu aos Estados Unidos por terem enviado mísseis balísticos MGM-140 ATACMS (acrônimo para Sistema de Míssil Tático do Exército), capazes de atingir alvos a até 300 km de distância.
“Minha gratidão especial hoje vai para os EUA. Nossos acordos com o presidente Biden estão funcionando. Precisamente, aliás. Os ATACMS provaram seu valor“, afirmou Zelensky em sua página na rede social X.
Today, the Ukrainian parliament passed the bill on politically exposed persons, which is required for our EU accession talks. Our goal is to open them this year.
We’re doing our part and will complete it. The political decision of EU leaders to open the talks will thereafter be… pic.twitter.com/fCLp1WwNuy
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 17, 2023
A Ucrânia utilizou um dos mísseis pela primeira vez, nesta terça-feira, 17. Ele atingiu com sucesso duas bases aéreas russas nos territórios ucranianos ocupados pelas tropas de Vladimir Putin, de acordo com informações divulgadas pelo deputado ucraniano Oleksii Gontcharneko no X e confirmadas por autoridades americanas ao Wall Street Journal e The New York Times.
ATACMS is already with us. The airfield in Berdyansk with enemy equipment was hit by them. Thanks to our partners!
And Russians are already publishing photos 😀 pic.twitter.com/6SVwPPhHz9
— Oleksiy Goncharenko (@GoncharenkoUa) October 17, 2023
Segundo Gontcharenko, o alvo do primeiro lançamento foi atingido na cidade de Berdiansk. O segundo alvo foi um aeródromo na região de Lugansk. Cada unidade do míssil possui um alto custo, de aproximadamente R$ 7,5 milhões. Além da Ucrânia, mais de dez aliados dos Estados Unidos utilizam essa arma em suas operações militares.
O fornecimento dos ATACMS pelos EUA era uma questão controversa, em razão do receio de que eles pudessem ser utilizadas contra o território russo. Pesou na decisão do país o fato de que Reino Unido e França entregaram mísseis de cruzeiro ar-terra, com um alcance de 500 km. Os americanos, então, autorizaram a entrega de um número limitado de exemplares do ATACMS, em uma versão com alcance reduzido. Apesar disso, trata-se de um modelo preciso e letal, equipado com ogivas de fragmentação também de origem americana.
Em sua visita aos EUA no mês passado, Zelensky havia reiterado o pedido por mais e melhores armas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)