Rio Madeira está em situação crítica por conta da estiagem
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciou, nesta terça-feira (10), a declaração de situação crítica de escassez de recursos hídricos no Rio Madeira, localizado na região Amazônica...
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciou, nesta terça-feira (10), a declaração de situação crítica de escassez de recursos hídricos no Rio Madeira, localizado na região Amazônica.
A decisão está em conformidade com a orientação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) que reconheceu, na semana passada, a gravidade da crise hidrológica de seca na Região Norte do país, em especial na Bacia do Rio Madeira, com risco iminente de afetar o abastecimento nos estados do Acre e Rondônia.
De acordo com a ANA, as três principais estações fluviométricas do Rio Madeira registraram níveis abaixo da média em 95% das medições. Na estação de Porto Velho, em Rondônia, por exemplo, o nível do rio atingiu o ponto mais baixo em 56 anos de registros.
O monitoramento da vazão na Bacia do Rio Madeira tem mostrado fluxos menores do que o esperado para esta época do ano na maioria das medições. Além disso, os mapas mensais do Monitor de Secas indicam diferentes níveis de escassez hídrica nas cidades banhadas pelos afluentes e subafluentes do rio.
A severidade da seca preocupa as autoridades devido à importância do Rio Madeira, que atende a diversas necessidades de recursos hídricos, desde a subsistência das populações ribeirinhas até o transporte pela hidrovia Corredor Logístico Norte, que é responsável pelo segundo maior fluxo de passageiros e mercadorias da região.
No Rio Madeira estão localizadas as Usinas Hidrelétricas de Jirau, com capacidade instalada de 3.750 Megawatts (MW) e maior resiliência à seca, e Santo Antônio, com capacidade instalada de 3.568 MW, o suficiente para abastecer cerca de 45 milhões de habitantes. A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio teve suas atividades suspensas no início deste mês de outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)