Brasil tentará acordo de livre comércio entre Índia e Mercosul
O Brasil tentará um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Índia. A iniciativa é defendida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin...
O Brasil tentará um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Índia. A iniciativa é defendida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O acordo atual foi celebrado em 2004 e vigente desde 2009, mas ainda é muito tímido diante do potencial de comércio entre as partes.
No entanto, em 2022, a corrente comercial entre o Mercosul e a Índia somou apenas US$ 23,2 bilhões, representando 2,7% do comércio do bloco com o mundo.
Alckmin, durante o Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex), reafirmou a necessidade de se ampliar as relações.
Na prática, ele quer aumentar a lista de produtos que integram o comércio bilateral entre os dois países atualmente. Isso porque 80% das exportações do Brasil para a Índia estão concentradas em apenas três produtos: óleo de soja, petróleo e ouro.
A possibilidade de ampliação do acordo entre o Mercosul e a Índia já foi discutida entre representantes do governo brasileiro e indiano.
O possível acordo trará avanços como a remoção de barreiras não-tarifárias ao comércio bilateral, tanto em produtos agrícolas quanto industriais.
Entre os segmentos com oportunidades de ampliação estão energia renovável e biocombustíveis, aviação, turismo e propriedade intelectual.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)