Roteiristas de Hollywood encerram greve de quase 5 meses
Nesta terça-feira (26), o sindicato de roteiristas de Hollywood, conhecido como WGA (Writers Guild of America), oficializou o fim da greve da categoria nos EUA...
Nesta terça-feira (26), o sindicato de roteiristas de Hollywood, conhecido como WGA (Writers Guild of America), oficializou o fim da greve da categoria nos EUA. A decisão foi tomada após a aprovação da nova oferta feita pela aliança de produtores da indústria no último domingo (24).
A paralisação está programada para terminar na virada para esta quarta (27), encerrando assim uma das maiores greves já realizadas na história do sindicato. Os roteiristas de Hollywood iniciaram a greve em 2 de maio em busca de melhores condições de trabalho e para garantir a regulamentação adequada do uso de inteligência artificial em produções para o cinema e televisão.
Com quase cinco meses, a greve se tornou a segunda maior da história dos roteiristas, perdendo só para a de 1988, que durou 153 dias consecutivos. A paralisação deste ano teve uma duração total de 148 dias.
Com a votação unânime a favor da proposta, os membros do sindicato estão autorizados a retomar suas atividades. O acordo foi descrito pelo sindicato como “excepcional”, trazendo ganhos e proteções significativos para os escritores.
Uma das principais mudanças previstas no acordo é o acesso dos roteiristas ao número de horas assistidas por usuários das séries produzidas pelas plataformas de streaming incluídas na AMPTP (a associação dos produtores). Além disso, o sindicato poderá compartilhar essas informações publicamente, e o acesso valerá para produções de todo o mundo.
Quanto ao uso de inteligência artificial nos roteiros, o acordo estabelece que os estúdios e serviços de streaming são obrigados a informar os roteiristas sobre o uso dessa tecnologia, tanto para criá-los quanto para reescrevê-los e estão proibidos de obrigar os trabalhadores a utilizarem essa ferramenta. O sindicato também tem o poder de vetar a qualquer momento o uso da tecnologia na parte criativa.
Enquanto os roteiristas encerram sua greve, o sindicato de atores (SAG, Screen Actors Guild), continua em greve nos EUA desde julho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)