PF faz operação contra fraudes no Programa Farmácia Popular
A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (26), a Operação Indebitus, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fraudes contra o Programa Farmácia Popular do Brasil...
A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (26), a Operação Indebitus, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fraudes contra o Programa Farmácia Popular do Brasil.
Com a participação de 240 policiais, foram cumpridos 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.
As investigações tiveram início em outubro deste ano, após denúncias de venda fictícia de medicamentos através do Farmácia Popular. De acordo com as informações da PF, uma rede de farmácias localizada na Região Sul do país estaria envolvida nas práticas ilegais.
Os acusados utilizavam indevidamente os dados pessoais de cidadãos para efetuar vendas fictícias por meio do programa. Segundo a PF, os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
O Programa Farmácia Popular, iniciativa do governo federal, tem como objetivo ampliar o acesso da população a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde. Por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada, o programa busca complementar a oferta desses medicamentos.
Para verificar se seus dados foram utilizados indevidamente em vendas fictícias pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, os cidadãos podem acessar o aplicativo ConecteSUS, na aba “Medicamentos” e em seguida na aba “Recebidos”. Essa medida permite que cada indivíduo verifique se houve algum tipo de fraude em seu nome e tome as medidas necessárias para resguardar seus direitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)