Focus: economistas revisam inflação para baixo e PIB para cima
Como esperado, economistas e analistas ouvidos pelo Banco Central para o Boletim semana Focus continuam a recalibrar as expectativas para inflação e crescimento econômico para este ano e o próximo...
Como esperado, economistas e analistas ouvidos pelo Banco Central para o Boletim semana Focus continuam a recalibrar as expectativas para inflação e crescimento econômico para este ano e o próximo.
De acordo com a publicação desta segunda-feira: a mediana das perspectivas apresentadas pelos consultados para a inflação em 2023 foi revisada para baixo, passando de 4,93% para 4,86%. Este é o primeiro corte nas expectativas para o IPCA deste ano desde a primeira semana de agosto, mas mantém a desancoragem apontada pelo BC. A meta de inflação para o ano é de 3,25%, com limite superior de 4,75%.
Para 2024, as estimativas do Focus também foram reduzidas no que diz respeito à pressão sobre os preços. De acordo com o relatório desta segunda-feira, o IPCA esperado para o ano que vem passou de 3,89% para 3,86%, frente à meta de 3% .
Para o PIB (Produto Interno Bruto), o boletim apontou a quarta revisão positiva consecutiva, elevando o crescimento econômico esperado para 2023 de 2,64% para 2,89%. As revisões no PIB têm sido frequentes em função da surpresa positiva com os resultados do agronegócio. Para o ano que vem, as expectativas também melhoraram, de 1,47% para 1,50%.
As expectativas para a Selic permanecem inalteradas, com os economistas enxergando espaço para uma redução de mais 1,50 p.p. na taxa básica de juros até o fim do ano. Vale lembrar que o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne amanhã e quarta-feira para definir o novo patamar dos juros. O consenso de mercado espera um corte de 0,50 p.p..
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)