Comissão do Congresso apura o que Cid sabia sobre viagens de Lula
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) se reúne nesta terça-feira (12) às 15h, para deliberar sobre convite para audiência pública com...
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) se reúne nesta terça-feira (12) às 15h, para deliberar sobre convite para audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Os deputados e senadores também vão discutir a apresentação de um pedido, dirigido à Polícia Federal e à CPMI do 8 de janeiro, de cópia de documentos que apontam suposto vazamento de informações confidenciais por militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre viagens e eventos do presidente Lula. Os dados teriam sido entregues ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, entre outros outros ex-funcionários ligados a ele.
Os documentos teriam sido recebidos pelo ex-ajudante de ordens em seus e-mails funcionais e classificados como “urgentíssimos”. A princípio, as informações dispõem de quatro viagens e três eventos de Lula, dentro e fora do país. Segundo o que se apurou na CPMI, as mensagens da Secretaria e Coordenação Presidencial do GSI foram enviadas a Cid entre 6 a 13 de março de 2023.
Os outros requerimentos solicitam informações sobre comunicados emitidos por órgãos de inteligência entre 2 a 9 de janeiro, cópias dos autos do inquérito civil dos atos golpistas, detalhamento do “Plano Escudo” (plano de defesa quando há risco ao Palácio do Planalto), e desclassificação de documentos já desclassificados pelo GSI/ABIN.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)