Puxada por energia elétrica, inflação sobe 0,23% em agosto
A inflação oficial do país ficou em 0,23% no mês de agosto, 0,11 ponto percentual acima da taxa de 0,12% registrada em julho...
A inflação oficial do país ficou em 0,23% no mês de agosto, 0,11 ponto percentual acima da taxa de 0,12% registrada em julho. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE.
Com o resultado, o IPCA acumula alta de 3,23% no ano e de 4,61% nos últimos 12 meses. Em agosto de 2022, a variação havia sido de -0,36%.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, seis tiveram alta no mês passado, com destaque para habitação, com alta de 1,11%, saúde e cuidados pessoais, alta de 0,58%, e transportes, alta de 0,34%.
No campo da habitação, o avanço foi impulsionado pela energia elétrica residencial, com aumento de 4,59%.
Segundo o gerente do IPCA/INPC do IBGE, André Almeida, o aumento da energia foi influenciado pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu, referente a um saldo positivo na conta de comercialização de energia elétrica de Itaipu em 2022,“incorporado nas contas de luz de todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional em julho e que não está mais presente em agosto”.
O aumento da inflação só não foi maior em agosto devido ao grupo de alimentação e bebidas, que registrou queda pelo terceiro mês consecutivo (-0,85%).
A expectativa do mercado financeiro era que o IPCA ficasse em 0,28% em agosto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)