Chile: EUA defendem democracia e direitos humanos em nota sobre golpe
Os Estados Unidos emitiram uma declaração oficial em solidariedade ao Chile nesta segunda-feira (11), no 50º aniversário do golpe militar que derrubou o governo de...
Os Estados Unidos emitiram uma declaração oficial em solidariedade ao Chile nesta segunda-feira (11), no 50º aniversário do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende (à direita na foto) e instalou a ditadura de Augusto Pinochet (à esquerda), uma das mais violentas da América Latina no século 20.
A declaração foi assinada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
“Prestamos nossos mais profundos respeitos às vítimas da repressão que se seguiu e honramos a extraordinária bravura e sacrifícios de inúmeros chilenos que defenderam os direitos humanos e lutaram pelo fim da ditadura e pelo retorno pacífico à democracia”, afirma Miller.
O porta-voz também falou em esforços americanos para promover a transparência do papel de Washington “nesse capítulo da história chilena”.
Leia na íntegra o comunicado:
O 50º aniversário do golpe militar que derrubou o governo democraticamente eleito do Presidente Salvador Allende é uma oportunidade para reflectir sobre esta ruptura na ordem democrática do Chile e o sofrimento que causou. Prestamos os nossos mais profundos respeitos às vítimas da repressão que se seguiu e honramos a extraordinária bravura e os sacrifícios de inúmeros chilenos que defenderam os direitos humanos e lutaram pelo fim da ditadura e pelo regresso pacífico à democracia. A administração Biden tem procurado ser transparente sobre o papel dos EUA neste capítulo da história chilena, desclassificando recentemente documentos adicionais de 1973, conforme solicitado pelo governo chileno.
Esta comemoração é também uma oportunidade para reflectirmos sobre o corajoso regresso do Chile à democracia e à liderança internacional. Hoje, o Chile é um modelo global de uma democracia forte em acção e um forte defensor da democracia e dos direitos humanos na cena internacional. A sua experiência vivida ao longo dos últimos 50 anos torna a sua defesa especialmente significativa e convincente.
Os Estados Unidos reafirmam o seu total compromisso em apoiar a democracia e defender os direitos humanos. Valorizamos muito a nossa parceria com o Chile nestes esforços, como parceiros para um futuro melhor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)