Brasil adia exigência de vistos para turistas da Austrália, Canadá e EUA
A revogação da isenção havia sido anunciada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão da falta de reciprocidade desses três países...
O governo federal publicou uma portaria em que adia para 10 de janeiro de 2024 a volta da exigência de vistos de entrada no país para viajantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A medida estava prevista para entrar em vigor em 1º de outubro.
A revogação da isenção havia sido anunciada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão da falta de reciprocidade desses três países. Ou seja, conceder isenção também a brasileiros, que seria uma tradição nesse tipo de negociação.
“Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto”, justificou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
A isenção de vistos foi concedida de forma unilateral pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e incluía também o Japão. Em maio, Lula esteve no país oriental e fechou acordo para liberar de vistos os brasileiros que entram naquele país e os japoneses que chegam ao Brasil. A medida recíproca vai entrar em vigor a partir de 30 de setembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)