7 de Setembro: Grito dos Excluídos terá tema governista
O Grito dos Excluídos, manifestação organizada por setores da Igreja Católica, movimentos sociais e sindicais, terá um tema ligado ao governo federal neste 7 de setembro: "Você tem fome e sede de quê?"...
O Grito dos Excluídos, manifestação organizada por setores da Igreja Católica, movimentos sociais e sindicais, terá um tema ligado ao governo federal neste 7 de setembro: “Você tem fome e sede de quê?”.
Organizado desde 1995, como forma de chamar atenção para reformas e garantir acesso a direitos fundamentais, o grupo de manifesta após o desfile militar da Independência. Neste anos, estão previstos 80 atos em todo país.
Segundo os organizadores da manifestação, o lema foi escolhido após a discussão entre os articuladores do grupo e está ligado ao tema da Campanha da Fraternidade, realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“São 29 anos que o Grito dos Excluídos e das Excluídas tem sido o lugar das vozes, das lutas das pessoas empobrecidas, invisibilizadas e silenciadas, por mudanças estruturais e políticas públicas”, comentou Daiane Höhn, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em coletiva de imprensa sobre o Grito, nesta segunda-feira (4).
Programa do governo
O governo federal lançou o Brasil Sem Fome, programa para combater a insegurança alimentar e a pobreza extrema.
A medida vai reunir 80 ações e prevê a mobilização da União, estados e municípios. O governo pretende tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030 e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave.
O Brasil voltou ao Mapa da Fome em 2022, segundo a Organização das Nações Unidas. O país havia deixado a lista em 2014.
O desfile em Brasília
O desfile de 7 de setembro em Brasília terá um efetivo policial maior que o da posse do presidente Lula, em 1º de janeiro, que contou com 10 mil agentes de diversas corporações.
O governo do DF confirma que será usada Força Nacional no desfile da Esplanada dos Ministérios. A portaria com a autorização foi publicada nesta terça-feira (5).
O Gabinete de Mobilização Institucional, montado para planejar a segurança do evento, monitora ameaças ao evento, mas destaca que não há nenhum alerta.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos serão protegidos por grades.
A expectativa de público é de 30 mil pessoas. O público vai passar por revista nos acessos à Esplanada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)