Deputado anuncia assinaturas para protocolar CPI da 123milhas
O caso 123milhas se encaminha para virar objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O deputado Duarte Jr. anunciou na noite desta terça-feira (29) que reuniu 172 assinaturas para...
O caso 123milhas se encaminha para virar objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) anunciou na noite desta terça-feira (29) que reuniu 172 assinaturas para protocolar o pedido de investigação, uma a mais do que as 171 necessárias. “Vai ter investigação, vai ter a CPI da 171milhas”, prometeu no plenário da Câmara.
“Conseguimos as assinaturas necessárias para protocolar o requerimento para a instalação dessa CPI que vai investigar essa fraude que tem atingido os consumidores de todo o país. A 123milhas, Hotmilhas, Hotel Hurbano, Hurb, todas essas empresas que prometem entregar o sonho ao consumidor, só que, na verdade, entregam o pesadelo”, discursou, completando: “Nós vamos investigar e garantir que o consumidor possa receber uma indenização por danos morais, danos materiais e a restituição do valor pago, atualizado monetariamente”.
Conseguimos! Unimos 172 parlamentares e obtivemos assinaturas suficientes para a CPI da 123 Milhas e outras empresas de viagens. Juntos, vamos quebrar o sigilo bancário da empresa e seus sócios e garantir a plena adequada reparação aos consumidores brasileiros! pic.twitter.com/GOpYpvKjJ0
— Duarte Jr 🇧🇷 (@DuarteJr_) August 30, 2023
A 123milhas pediu recuperação judicial ontem na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, numa causa estimada em R$ 2,308 bilhões. A crise da empresa se tornou pública no último dia 18, quando foram suspensas passagens de pacotes promocionais. Na última segunda-feira, a 123milhas anunciou uma reestruturação, com corte de cerca de 200 pessoas e a suspensão do site HotMilhas, de venda e compra de milhas aéreas.
Pirâmides
O caso já mobiliza o Congresso Nacional antes mesmo da instalação de uma CPI específica para ele. Outra comissão, a das Pirâmides Financeiras, resolveu se envolver na história. Dois dos três sócios da empresa eram aguardados ontem na CPI, mas seus advogados informaram que eles não chegaram a ser formalmente avisados da convocação.
Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira são aguardados novamente nesta quarta-feira, em audiência agendada para as 18h. “Caso os depoentes se eximam de comparecer novamente, não restará alternativa a esta CPI que não seja requerer a condução coercitiva, pois, como foi frisado no voto da eminente ministra [Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal] eles têm um dever de comparecer, e acreditamos também que eles vão conseguir emitir uma passagem amanhã”, disse o presidente da CPI, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)