Força Nacional diz que empregou 214 homens em 8 de janeiro
O relatório foi encaminhado pelo Ministério da Justiça à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos do 08 de janeiro em Brasília...
Um documento encaminhado pelo Ministério da Justiça à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro informou que a Força Nacional empregou 214 homens durante os atos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. O relatório é assinado pelo diretor da Força Nacional de Segurança Pública em exercício Ivair Matos Santos.
De acordo com o documento, “a Força Nacional prontamente acionou e empregou seu efetivo assim que demandada pelos escalões superiores, fazendo cumprir com rigor as determinações e orientações que lhe foram passadas e repassadas”. “Cumpre gizar que onde estivemos por tempo integral, nos prédios do Ministério da Justiça e Segurança Pública, não se registrou qualquer dano, mesmo diante de volumosa e hostil turba tão próxima do perímetro”, diz o relatório.
Na semana passada, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que no dia 7 de janeiro, véspera dos ataques aos prédios públicos, chegou a editar uma portaria prevendo a atuação da Força Nacional em Brasília. Segundo ele, no entanto, não houve qualquer resposta do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para que as forças pudessem atuar na capital.
“Não houve essa autorização até 17h, 18h, por parte do GDF. E a denúncia oferecida pelo MP, em relação aos comandos, revelou a razão. Que é exatamente a posição da PM do DF. Lá está transcrito na denúncia um conjunto de diálogos que mostra que a PM do DF era contra a atuação da Força Nacional, e isso infelizmente determinou essa demora”, disse o ministro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)