PSDB tem debandada de prefeitos no estado de São Paulo
Do total de 173 prefeitos eleitos em 2020, apenas 78 permanecem no partido e 72 já deixaram o ninho tucano...
Apesar das investidas da Executiva nacional para tentar recuperar a força política do partido, o PSDB passa por uma debandada de prefeitos do estado de São Paulo faltando pouco menos de um ano e meio para as eleições municipais de 2024. Do total de 173 prefeitos eleitos em 2020, apenas 78 permanecem no partido e 72 já deixaram o ninho tucano, segundo levantamento da Globo News divulgado nesta sexta-feira (25).
A debandada de tucanos ocorre depois que o partido perdeu o governo do maior estado brasileiro com a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022. A sigla governou São Paulo por mais de 30 anos.
Até o momento, o PSD, que tem o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, recebeu 54 dos prefeitos que se elegeram pelo PSDB. A sigla é presidida por Gilberto Kassab, atual secretário de Relações Institucionais do governo Tarcísio. Já o PL, do e-presidente Jair Bolsonaro, foi responsável por abrigar oito prefeitos tucanos.
Nesta semana, o partido presidente pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, voltou a usar o tucano como logo. Em 2019, quando o PSDB era presidido pelo ex-deputado Bruno Araújo, aliado a João Doria, a ave saiu de cena, em uma tentativa dos dois de criar um “novo PSDB”. Anos depois, os dois romperam, o ex-governador paulista deixou o partido por não conseguir se candidatar a presidente em 2022 e Araújo saiu da presidência da legenda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)