Galípolo diz que expectativas não contemplam déficit zero ano que vem
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, falou nesta terça-feira sobre o arcabouço fiscal e as metas para o resultado primário nos próximos anos...
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, falou nesta terça-feira sobre o arcabouço fiscal e as metas para o resultado primário nos próximos anos. O ex-secretário da Fazenda e apontado como um dos formuladores da proposta admitiu que o mercado não tem tido muita confiança de que o governo vai entregar as metas apontadas.
“Do ponto de vista do que o arcabouço preconiza, de um lado, dentro das expectativas, não estão hoje imaginando que se vai zerar o déficit (primário) – o que significa que o preço dos ativos deve refletir essa convicção“, afirmou. Em resposta a outro questionamento, lembrou que, além da desconfiança com o fiscal, bolsa e juros futuros também estão sofrendo com a piora no cenário externo.
Vale lembrar que nas 15 sessões da Bolsa de Valores de São Paulo realizadas no mês de agosto, em 14 delas o principal índice acionário brasileiro registrou queda. Os juros futuros também tem subido no mês, principalmente, o chamado juro longo – com prazos maiores de vencimento.
Sobre as dificuldades que o Executivo tem tido para conseguir recompor as receitas, Galípolo disse que os debates deverão ser constantes. “Esta discussão vai seguir, acho que não vai ter uma bala de prata. A todo momento será recorrente a discussão sobre essas medidas (de compensação de receitas ou cortes de despesas)“, defendeu o economista.
O texto do arcabouço fiscal ainda se encontra em avaliação na Câmara dos Deputados e deve ser votada ainda nesta semana.
Galípolo, que participa de reunião na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), chegou a apontar mais cedo que a divergência no Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central é menor do que parece e que se referia à magnitude do primeiro corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)