Lucas 12:2: Joias chegaram aos EUA em visita oficial de Bolsonaro
Alvo da Operação Lucas 12:2, nesta sexta-feira (11), o tenente-coronel Mauro Cid usou a viajem oficial do então presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos em junho de...
Alvo da Operação Lucas 12:2, nesta sexta-feira (11), o tenente-coronel Mauro Cid (foto) usou a viajem oficial do então presidente Bolsonaro aos Estados Unidos em junho de 2022 para transportar parte das joias sauditas a serem vendidas ilegalmente.
Além do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, outros dois assessores estiveram envolvidos no translado, segundo a PF.
Trata-se do tenente Osmar Crivelatti e do coronel Marcelo Câmara. Crivelatti também foi alvo da operação desta sexta.
O trio usou o avião da FAB da comitiva presidencial para transportar as joias.
Bolsonaro foi aos Estados Unidos na ocasião para participar da Cúpula das Américas e teve reunião com o presidente americano, Joe Biden, em Washington.
Os dois kits de joias sauditas que entraram ilegalmente no Brasil em 2019 e chegaram ao acervo pessoal de Bolsonaro estavam nesse translado — o terceiro pacote conhecido, que continha joias femininas, foi apreendido pela Receita Federal ainda no Aeroporto de Guarulhos com a comitiva do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Com a chegada das joias sauditas nos Estados Unidos, Cid foi até a cidade de Willow Grove, no estado da Pensilvânia, e vendeu o Rolex que integrava o pacote chamado pela PF de “Kit Ouro Branco”.
O valor da transação foi US$ 68 mil. A compradora, a loja Precision Watches adquiriu também um Patek Philippe, outro relógio de luxo.
O Patek Philippe não integra o caso das joias sauditas, mas a PF acredita que esse relógio tenha sido um presente do Reino do Bahrein à Presidência do Brasil, o que configuraria outra aquisição ilegal do acervo pessoal de Bolsonaro.
Após a venda na Pensilvânia, Cid viajou para Miami, na Flórida, e, segundo a PF “possivelmente vendeu (ou expos à venda)” todos as joias restantes do outro pacote, o chamado “Kit Rose”
O comprador foi uma loja situada no complexo Seybold Jewelry Building.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)