Ministro de Lula nega consenso científico sobre exploração de petróleo
Alexandre Silveira (foto), ministro de Minas e Energia do governo Lula (PT), negou o consenso científico sobre a necessidade de impedir novos investimentos em combustíveis fósseis para que seja cumprido o acordo do clima...
Alexandre Silveira (foto), ministro de Minas e Energia do governo Lula (PT), negou o consenso científico sobre a necessidade de impedir novos investimentos em combustíveis fósseis para que seja cumprido o acordo do clima, informa a Folha.
A meta estabelecida pelo Acordo de Paris é limitar o aquecimento global a 1,5°C até o ano 2100. De acordo com o IPCC, painel climático da ONU, para conseguir isso é necessário que não sejam iniciados novos projetos de petróleo, carvão e gás.
“Nós temos estudos que apontam, de forma clara e cristalina… que contrapõem exatamente essa posição do IPCC”, declarou Silveira, cujo ministério quer explorar petróleo na foz do rio Amazonas. Quando questionado sobre o estudo, o ministro citou a Agência Internacional de Energia —que concorda com o painel climático da ONU.
Silveira foi um dos participantes da Cúpula da Amazônia, que está sendo realizada em Belém (PA) com a presença de Lula. O ministro negou-se a comentar a alfinetada dada no presidente por seu colega da Colômbia, Gustavo Petro, que criticou a exploração do petróleo e disse que as “forças progressistas” deveriam estar “ao lado da ciência”.
É o “negacionismo do bem” do governo petista, que também se manifestou recentemente na liberação da ozonioterapia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)